Skip to main content
5-curiosidades-sobre-ferramentas-eletricas

5 curiosidades sobre ferramentas elétricas que você não sabia 

As ferramentas elétricas são essenciais em diversas atividades, desde aquelas bem mais complexas, como a construção civil e nas áreas industriais, até tarefas mais simples rotineiras, como pequenos reparos, carpintaria e jardinagem, por exemplo. Isso porque as ferramentas elétricas desempenham um papel fundamental na otimização do trabalho, além de tornarem o processo muito mais fácil, prático e seguro. 

Além disso, as ferramentas elétricas são as maiores aliadas de quem quer ter mais autonomia diariamente, para resolver problemas em casa ou dispensar a visita a um mecânico ou outro especialista. De uma forma bem resumida, com um pouco de conhecimento e a ajuda das ferramentas certas, você pode poupar muito tempo e dinheiro! 

Já imaginou como seria montar um móvel, criar um espaço no seu jardim ou agilizar aqueles reparos básicos sem essas ferramentas? Com certeza nossa vida seria bem mais complicada! No entanto, será que você está por dentro de todos os seus segredos desses equipamentos? Listamos, neste conteúdo, cinco curiosidades para quem é fã das ferramentas elétricas e descobrir o que faz delas verdadeiros coringas no nosso dia a dia. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira aqui! 

A origem das ferramentas elétricas e como se tornaram esses equipamentos essenciais no dia a dia 

Bom, já que comentamos acima sobre a vida antes das ferramentas elétricas, precisamos destacar que isso não faz tanto tempo assim. Afinal, as ferramentas elétricas vêm do século XIX no contexto da Revolução Industrial e como consequência das transformações tecnológicas da época. E sim, antes do surgimento dessas ferramentas, as atividades manuais contavam basicamente com força humana ou animal. 

Com o advento das fábricas e a mecanização dos processos produtivos (praticamente todo mundo estudou um pouco disso nas aulas de História e consegue lembrar como a revolução funcionou como um divisor de águas para os processos), houve uma demanda cada vez maior por ferramentas que fossem ao mesmo tempo eficientes e produtivas. 

E aqui estamos falando também da expansão da eletricidade e seu uso como uma fonte de energia para o funcionamento de máquinas e, claro, ferramentas. 

Dificilmente paramos para pensar sobre como foi a descoberta ou criação de muitas das coisas que usamos constantemente, né? Mas se pesquisarmos um pouco mais, descobriremos que, na verdade, todas as coisas têm uma história bem interessante. 

As ferramentas elétricas, por exemplo, tiveram seu marco inicial com Michael Faraday, um físico britânico, que descobriu a indução eletromagnética em 1831. Esse fenômeno permitiu a conversão de energia mecânica em eletricidade, o que foi a base para o desenvolvimento de motores elétricos. 

No entanto, as primeiras ferramentas elétricas eram bem mal-acabadas e limitadas. O avanço mais significativo veio apenas com a invenção do motor elétrico prático, por Nikola Tesla, em 1888. Esse motor foi o que possibilitou o desenvolvimento de uma ampla gama de ferramentas elétricas, inclusive as que temos hoje. 

Ao longo das últimas décadas do século XIX e início do século XX, diversos inventores contribuíram (e muito) para a evolução constante das ferramentas elétricas. Empresas mais conhecidas, como a Bosch (uma das nossas marcas mais populares), são pioneiras na fabricação e comercialização dessas ferramentas. 

Ainda hoje há muito investimento em pesquisa e desenvolvimento de ferramentas elétricas, com o objetivo de criar novos modelos mais potentes, versáteis e seguros. 

Principais curiosidades sobre as ferramentas elétricas que você provavelmente não sabia 

Homem cortando madeira com ferramenta elétrica

E agora que já compreendemos um pouco mais sobre a origem das ferramentas elétricas e suas vantagens para a nossa rotina, vamos às curiosidades? 

1. Muitas mudanças 

Se você já teve a oportunidade de ver alguma das primeiras ferramentas elétricas, sabe que esses equipamentos eram bem diferentes dos que temos hoje, certo? Além do design robusto e aquele fio enorme que ia direto para a fonte de energia, esses aparelhos costumavam vibrar muito e eram bem mais difíceis de manusear. 

Mas, ainda bem, as ferramentas elétricas têm uma história de evolução constante. Desde os primeiros modelos até as versões modernas, esses equipamentos passaram por melhorias significativas em termos de potência, eficiência e, claro, design. É como se cada nova geração trouxesse consigo um upgrade que facilita ainda mais nossas tarefas cotidianas. 

E a tendência é que isso continue daqui para a frente. Quem sabe o que nos espera daqui a alguns anos? 

2. Amigas da sustentabilidade 

Calor excessivo, aumento dos níveis dos oceanos, secas e incêndios, inundações… São tantas as notícias que temos observado na mídia nos últimos tempos, e todas com um fator comum: o aquecimento global, causado pelo desperdício dos recursos naturais e poluição. Por isso, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente se tornou um assunto muito frequente em todos os meios, e na indústria não seria diferente. 

Com a crescente preocupação das grandes marcas de tornar seus processos e produtos mais sustentáveis, muitas ferramentas elétricas agora vêm com recursos de eficiência energética e são projetadas para minimizar o impacto ambiental. Isso não apenas torna o uso delas mais responsável, mas também contribui para um futuro mais seguro. 

3. Variedade de Funções 

Um dos pontos mais interessantes sobre as ferramentas elétricas, e que nem todo mundo sabe no momento da compra, é que elas são muito versáteis! Desde furadeiras que viram parafusadeiras até serras que cortam diferentes materiais, as ferramentas elétricas são como um kit de ferramentas multifuncional! 

Ou seja, em outras palavras, você investe em um produto e tem uma série de outras funcionalidades práticas disponíveis! Muito em conta, né? 

4. Ergonomia 

Se no ambiente de trabalho prezamos por equipamentos e acessórios pensados para serem ergonômicos e, assim, tornarem seu uso mais confortável, com as ferramentas (que também são ferramentas de trabalho) não seria diferente. 

Com o tempo, os fabricantes de ferramentas elétricas têm investido em designs cada vez mais focados em ergonomia. Isso significa que, além de potentes, esses equipamentos também são confortáveis de usar, reduzindo a fadiga durante longas horas de trabalho. Uma mãozinha (ou melhor, uma ferramenta) que faz toda a diferença! 

5. Funcionalidades tecnológicas 

E as ferramentas elétricas não evoluíram só em termos de design e mecânica, mas também apresentam hoje diversas inovações tecnológicas impressionantes. Muitas ferramentas, por exemplo, são equipadas com recursos avançados, como sensores de segurança, sistemas de controle de velocidade e até mesmo conectividade Bluetooth. 

São o que nós chamamos de Smart Tools! 

Os sensores são capazes de detectar as mais variadas situações de risco e desligar automaticamente a ferramenta, prevenindo acidentes e garantindo a segurança de quem opera. Além disso, a conectividade Bluetooth facilita a integração das ferramentas com outros dispositivos inteligentes, como os celulares, por exemplo, proporcionando um controle mais preciso e personalizado. 

E agora que você já conhece as curiosidades (e vantagens!) das ferramentas elétricas, que tal acessar nosso e-commerce e conferir nossas categorias de produtos? Ah, e em caso de dúvidas, basta chamar algum de nossos atendentes on-line pelos nossos canais de contato!

Leia também: Dê adeus aos fios: descubra tudo sobre linha à bateria! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *