Skip to main content
Mecânico realizando a troca do óleo do motor do carro.

Como o clima frio afeta o óleo do motor do carro?

Basta o termômetro cair alguns graus, que o carro demora mais para ligar, não é mesmo?  Nos dias frios, parece que o motor acorda de mau humor. A partida fica mais lenta, o desempenho muda e aquele barulho estranho logo faz a gente pensar, será que tem algo errado?

Pode parecer um pequeno detalhe, mas o frio afeta e muito a forma como o lubrificante age dentro do sistema do carro. Além disso, quando o óleo não trabalha direito, o motor sente. E se você nunca pensou nisso, talvez esteja ignorando um dos fatores que mais influenciam o desempenho e a vida útil do seu carro nessa época do ano.

Ao longo deste conteúdo, vamos explicar por que o frio interfere no comportamento do óleo, como isso muda na prática para o motor e quais cuidados simples você pode adotar para garantir que o seu carro continue funcionando bem, faça sol ou geada. Vamos lá?

Por dentro do motor. Como o frio transforma o óleo?

No frio, o óleo do motor muda de comportamento. Sua viscosidade aumenta consideravelmente com a queda da temperatura, o que altera diretamente a forma como ele circula. O que antes era um fluido que se espalhava com facilidade entre os componentes internos passa a apresentar uma consistência mais espessa, dificultando a movimentação logo nos primeiros minutos após a partida.

Mas atente-se, não é uma falha do produto, e sim uma reação natural. Afinal, todo lubrificante sofre variações com o clima, e o óleo do motor não é exceção.  Já que ele precisa de tempo para aquecer junto com o motor e, só então, retomar sua fluidez ideal.

Enquanto isso não acontece, é nesse intervalo em que ocorre a partida, que o funcionamento do sistema depende ainda mais de um lubrificante adequado à temperatura ambiente. Entender essa transformação é o primeiro passo para manter seu motor protegido, especialmente nos dias mais frios.

Óleo do motor mais denso? Entenda o impacto no desempenho

Com o óleo mais espesso por causa do frio, atingir todas as partes que precisam de lubrificação, parece um desafio. Isso significa que, nos primeiros minutos após a partida, o motor opera praticamente “no seco”. Essa condição favorece o atrito excessivo e o desgaste precoce de componentes internos, como pistões, aneis e virabrequim.

Com o tempo, o esforço repetido nessas condições pode reduzir o desempenho do motor e encurtar sua vida útil. Pequenas falhas que poderiam ser evitadas se tornam grandes prejuízos quando o lubrificante não responde como deveria.

Por isso, não é exagero considerar o comportamento do óleo do motor em dias frios como um sinal de atenção. A sensação de que “o carro está pesado” ou que demora a responder não é só desconforto, pode ser o prenúncio de problemas mecânicos maiores se os cuidados certos não forem tomados desde já.

O inverno não precisa ser um vilão para o seu carro

Carro em uma garagem aberta em um ambiente frio.

Se até agora tudo parecia um problema difícil. Aqui vai a boa notícia, a escolha do lubrificante certo pode virar o jogo nos dias frios. Optar por um produto formulado para baixas temperaturas é o que garante que o motor funcione com leveza desde os primeiros minutos.

Alguns óleos são desenvolvidos exatamente para esse tipo de cenário. Os chamados óleos multiviscosos, possuem uma composição que permite manter a fluidez mesmo com o clima mais gelado. Isso significa que, mesmo na primeira partida do dia, eles circulam mais rapidamente pelo motor, protegendo as peças e garantindo um funcionamento mais suave desde o primeiro giro da chave.

Fazer a escolha certa do lubrificante no inverno é cuidar do seu carro com inteligência. Em uma estação que exige mais do motor, adotar esse cuidado é o jeito mais simples e eficaz de evitar contratempos. E o melhor, é uma decisão fácil de tomar.

Dicas para evitar desgaste ao ligar o carro no frio

Depois de escolher o lubrificante ideal, outro cuidado para dias gelados, é aquecer o motor. Essa prática, muitas vezes negligenciada na correria cotidiana, é vital para garantir que tudo funcione como deve logo nas primeiras voltas do motor. Veja como fazer isso do jeito certo:

  1. Espere de 1 a 3 minutos antes de sair: ligue o carro e aguarde um tempo com ele em marcha lenta. Isso permite que o óleo comece a circular, mesmo com a viscosidade ainda elevada, e alcance as partes mais críticas do motor;
  2. Evite acelerações bruscas logo após a partida: nos primeiros minutos, mantenha uma condução leve e constante. O motor ainda está em processo de adaptação à temperatura ambiente, e forçá-lo pode acelerar o desgaste;
  3. Observe o comportamento do carro: sinta se há resposta lenta ao acelerador ou ruídos diferentes. Esses sinais indicam que o sistema ainda não atingiu sua temperatura ideal. Respeitar esse tempo ajuda a preservar os componentes internos;
  4. Em dias muito frios, prolongue um pouco mais o aquecimento: se estiver enfrentando temperaturas mais extremas, como no sul do país ou em viagens a regiões serranas, vale aumentar esse tempo para até 5 minutos, especialmente se o carro estiver ao ar livre.

Esse ritual rápido antes de sair da garagem protege o coração do veículo. Dessa forma, quando combinado ao uso correto do óleo do motor, ajuda a manter o desempenho e evitar problemas que só aparecem quando o carro é forçado a funcionar antes da hora certa.

Verificar, ajustar e proteger!

Homem realizando manutenção no seu carro.

No frio, não basta confiar apenas na memória para saber se está tudo certo com o carro. Portanto, manter o nível do óleo sempre dentro do recomendado é o básico, mas no inverno, ele se torna ainda mais importante. Isso porque o óleo pode sofrer alterações mais rápidas de viscosidade, principalmente em dias consecutivos de baixas temperaturas.

Além do nível, vale observar a cor e a textura do lubrificante. Se estiver escuro demais ou com aspecto espesso, talvez seja hora de trocar. Afinal, não dá para esquecer do filtro, um filtro de óleo desgastado ou saturado compromete a eficiência da lubrificação, principalmente quando o motor precisa de resposta rápida, logo após a partida.

Dica extra: aditivos e lubrificantes, uma força garantida no frio!

Outra forma de preparar o motor para o inverno é apostar em aditivos específicos. Eles são desenvolvidos para complementar as propriedades do óleo do motor, ajudando a manter a fluidez ideal mesmo em baixas temperaturas e formando uma camada protetora mais estável entre as peças móveis.

Alguns aditivos também reduzem o acúmulo de resíduos e previnem a oxidação do óleo, o que contribui para um funcionamento mais limpo e eficiente. Junto a isso, há lubrificantes formulados para climas frios, que já trazem tecnologias de proteção térmica e estabilização da viscosidade desde o primeiro uso.

Antes que o frio chegue, passe na Coremma

Portanto, realizar uma verificação completa do sistema de lubrificação antes da chegada do inverno não é apenas uma medida preventiva, é uma decisão estratégica para quem valoriza desempenho e durabilidade. Na Coremma, você encontra tudo o que precisa para isso: óleos multiviscosos, aditivos de alta performance e soluções específicas para encarar as baixas temperaturas com segurança.

Assim, o inverno deixa de ser um obstáculo e passa a ser apenas mais uma estação que o seu motor vai enfrentar com tranquilidade. Com as escolhas certas, você garante um funcionamento eficiente desde a primeira partida até o último quilômetro. Acesse o site da Coremma, escolha os produtos ideais e prepare seu carro para a temporada. No fim das contas, quem se antecipa dirige com mais confiança  e menos preocupações.

Leia também: tipos de filtros automotivos e quando trocá-los

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *