Você sabia que existe algumas peças automotivas que precisam ser trocadas juntas?
Se você já esteve em alguma de nossas lojas, certamente já ouviu a expressão “é como tomar banho e usar a mesma roupa”.
Esta é uma expressão muito utilizada no ramo automotivo. Principalmente em situações onde se faz uma substituição parcial de algum componente, quando a indicação é a troca de um conjunto.
Abaixo podemos ver os exemplos mais comuns de peças automotivas que precisam ser trocadas juntas.
Trocar óleo e não trocar o filtro
O filtro de óleo deve ser substituído em toda troca de óleo. Isso porque, o filtro usado pode reter até 500ml de óleo velho e contaminado. Ou seja, se não houver a troca, todas as impurezas se misturam com o óleo novo.
Sem falar que a capacidade filtrante do filtro não é a mesma de um novo. Podendo resultar em problemas maiores com peças internas do motor.
Trocar os amortecedores e não trocar os batentes
Ao trocar os amortecedores do veículo, a recomendação é substituir também o kit amortecedor, composto por coxim, batente e coifa.
O coxim, também conhecido como suporte do amortecedor, é responsável por fazer a ligação do amortecedor a carroceria do veículo. Assim, ele tem a função de proporcionar absorção dos impactos, vibrações e trepidações causadas pelo deslocamento, frenagem e movimentos do volante. Isso gera mais conforto e estabilidade ao veículo.
O desgaste desta peça pode ocasionar ruídos e prejudicar o desempenho da suspensão, elevar o desgaste dos pneus e, além disso, comprometer a estabilidade do veículo.
Um fator importante é que a troca dos coxins e dos batentes não alteram o valor de mão de obra do especialista. Uma vez que para a troca dos amortecedores, toda a estrutura já seria desmontada.
Trocar apenas um amortecedor
A recomendação é que a substituição seja feita sempre em pares, quando localizados em um mesmo eixo. Isso porque os dois amortecedores trabalham em conjunto, a troca de apenas um amortecedor pode implicar em um desequilíbrio. Isso prejudica a dirigibilidade e compromete a estabilidade e capacidade de frenagem do veículo.
Trocar apenas correia dentada e não trocar o tensor ou polias
A troca do conjunto de sincronismo completo é recomentada de forma preventiva para evitar prejuízos maiores.
A correia dentada sofre um desgaste natural e deve ser trocada preventivamente conforme o manual do veículo ou análise visual de um profissional.
O diagnóstico visual do tensor não é suficiente. Mesmo que tenha um aspecto de peça nova, pode haver algum tipo de desgaste interno, fazendo com que a correia não seja tensionada de forma correta. O que pode ocasionar em desalinhamento ou folga, ou seja, risco de gerar um dano maior ao motor a longo prazo.
Desse modo, dependendo do veículo e do dano, o serviço corretivo pode custar até cinco vezes mais caro do que a troca preventiva do conjunto. Em alguns casos recomenda-se a troca da bomba d’água em conjunto com o kit sincronismo.
Surgiu alguma dúvida sobre nossas recomendações? Não tem problema, a gente consegue te ajudar. Deixe um comentário ou entre em contato conosco.
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