Skip to main content
Pessoa realizando o corte de grama no inverno com um cortador de grama em um gramado verde e bem cuidado

Corte de grama no inverno: dicas para manter a estética do jardim o ano todo 

Um corte de grama no inverno, quando bem feito, amplifica a saúde e a beleza daquele local ao longo de todo o ano. Embora muitas pessoas associem a jardinagem aos meses mais quentes, é preciso preparar o terreno e as plantas para a primavera. Ignorar essa etapa trará danos, muitas vezes irreversíveis, afetando a vitalidade das espécies e a estrutura do solo.  

Então, identifique e trate doenças, pragas e outros inconvenientes. Cada passo citado aqui ajuda a fortalecer o sistema radicular das plantas, tornando-as prontas para dias de calor excessivo, chuvas torrenciais e todas as outras estações do ano. 

Faça a poda adequada durante os meses frios, com remoção de galhos mortos ou doentes. E não se esqueça da aplicação de adubos orgânicos e da proteção das raízes das plantas contra o frio extremo, mantendo a umidade e prevenindo a erosão. 

Na Coremma auxiliamos você nestes momentos, com dicas e acessórios ideais para áreas pequenas, médias e grandes. Siga conosco para aprender mais! 

Características do crescimento da grama no inverno 

O fenômeno de desaceleração no crescimento da grama no inverno ocorre porque elas são altamente dependentes da fotossíntese para crescer e se desenvolver. Com a redução das horas de luz solar diárias, há menos energia disponível. Outro detalhe é que há redução na atividade metabólica das plantas, fazendo com que entrem em um estado de dormência parcial. 

Tudo isso é uma estratégia natural e prioriza a manutenção das funções vitais e a proteção contra danos causados pelo clima adverso.  

Tipos de grama 

Algumas variedades de grama conseguem manter uma aparência saudável mesmo durante os meses mais frios. Entre essas variedades, destacam-se:  

  • Grama festuca: sua adaptação ao clima frio permite que ela continue a crescer, embora de forma mais lenta; 
  • Grama Kentucky bluegrass: tem uma tolerância moderada ao frio. Perde um pouco de cor, mas geralmente se recupera rapidamente na primavera; 
  • Grama azevém perene: fica verde e saudável durante todo o inverno. 

Todos esses tipos suportam as baixas temperaturas e, com os devidos cuidados, proporcionam um gramado bonito o ano inteiro. 

Melhores períodos para cortar a grama no inverno 

  • Dias sem geada: dependendo de sua região, as geadas serão constantes no inverno. Contudo, não corte a grama nesses dias, pois ela pode torná-la frágil e suscetível a danos. Espere até que a geada tenha derretido completamente; 
  • Dias secos: escolha dias secos para este trabalho, pois, ao contrário, os danos serão perceptíveis e os cortes irregulares. Quando está molhada, a grama tende a grudar no cortador, dificultando a tarefa; 
  • Períodos mais quentes do dia: geralmente, entre o final da manhã e o início da tarde, temos os períodos mais quentes do dia. Com as folhagens mais secas, é o momento oportuno para fazer a manutenção de seu gramado. 

Dicas de corte de grama no inverno 

Altura de corte adequada 

O aconselhável é manter uma altura de aproximadamente 5 a 7 cm, para proteger as raízes. A maior altura preserva a umidade do solo e reduz os danos causados pelo gelo e pela geada.  

Frequência de Corte 

Corte a grama a cada 3 ou 4 semanas. Este intervalo já é suficiente para uma saúde interessante deste espaço. No entanto, observe diariamente e, se necessário, faça os devidos ajustes nesta frequência. Em regiões onde o frio é menos intenso, preze por uma manutenção mais constante.  

Uso de equipamentos afiados 

O uso de equipamentos afiados fará com que os cortes sejam mais limpos e saudáveis. Lâminas cegas podem rasgar a grama e, futuramente, ser o responsável pela chegada de infecções por fungos e outros problemas. Tenha atenção aqui, para que não estresse as plantas, preparando-a para a estação de crescimento seguinte. 

Remoção de folhas secas e detritos 

Quando as folhas secas não são removidas, elas formam uma camada que é um aglomerado denso de material orgânico morto. Ao longo do tempo, isso não só sufocará a grama, como também dificulta a absorção de água, nutrientes e oxigênio pelas raízes. 

Modelos de sopradores de folhas são aquisições para facilitar este serviço. Além de prevenir a formação de fungos, também melhora a aparência estética do jardim.  

Aeração do solo 

A aeração do solo deve ser feita quando as partículas ficam pressionadas, reduzindo os espaços por onde o ar, a água e os nutrientes entram. Isso pode acontecer devido a caminhadas frequentes sobre o gramado, por exemplo. 

Ela consiste em perfurar pequenos buracos, melhorando a drenagem e aumentando a absorção de nutrientes. Para isso, utilize um garfo de jardim ou outras ferramentas. 

Os benefícios da aeração do solo são inúmeros. Os principais são:  

  • Melhora na drenagem e na absorção de nutrientes; 
  • Grama mais densa e resistente, suportando o estresse das mudanças sazonais e as condições climáticas adversas; 
  • Redução do escoamento da água. 

Prevenção de danos causados pelo frio 

Cobertura protetora 

Uma das formas mais eficazes de proteger as raízes da grama contra geadas e temperaturas extremas é aplicar uma camada de cobertura morta ou palha na quantidade certa. Ela serve como um isolante, mantendo a temperatura mais estável. 

Além disso, a conservação da umidade também evita a evaporação excessiva. Sendo assim, a grama acessa a água necessária para sobreviver ao inverno. Outra vantagem se dá na prevenção da erosão do solo causada pelos ventos fortes e pelas chuvas intensas. 

Evitar o tráfego excessivo 

Limite o tráfego daquele espaço. Para isso, crie caminhos específicos e que afaste as pessoas e os animais de médio e grande porte. Então, em último caso, instale placas que direcionam as pessoas para áreas menos vulneráveis. Por fim, os estacionamentos de veículos precisam ser levados para outras áreas. 

Preparação para a primavera 

Enquanto o inverno é uma época de proteção e manutenção, a chegada da primavera exige uma abordagem proativa para restaurar e revitalizar o gramado. Abaixo falaremos sobre a inspeção e o planejamento de restauração. 

Inspeção do gramado 

Procure por sinais de doenças, como manchas marrons ou áreas com grama morta, bem como qualquer dano físico causado pelo tráfego ou pelo clima severo. Em seguida, tome as medidas corretivas antes que eles se agravem. 

Marque essas áreas com estacas ou bandeiras e planeje ações de restauração específicas para cada local. 

Planejamento da restauração 

Com a chegada da primavera, uma das primeiras etapas para o restauro é a escolha de uma semente adequada. Logo depois, siga as instruções de plantio para uma germinação bem-sucedida. 

A aplicação de fertilizantes entregará crescimento vigoroso da grama. Adquira um exemplar que tenha em sua composição os nutrientes necessários, pois isso afasta a grama de doenças e pragas. 

Profissional realizando o corte de grama no inverno, utilizando um cortador de grama em um jardim bem cuidado.

Equipamentos recomendados para corte de grama no inverno 

Na Coremma, você encontra uma ampla variedade de produtos de alta qualidade que podem ajudá-lo na manutenção do gramado. A seguir, listamos algumas ferramentas disponíveis em nossa loja: 

Roçadeiras e cortadores de grama 

  • Roçadeiras: use estes modelos em áreas de difícil acesso, como cantos, ao redor de árvores e em terrenos irregulares. Há modelos dos tipos lâminas e fios, permitindo ajustes conforme o tipo de vegetação e o estado do gramado. Lidam com grama alta e densa, facilitando a manutenção regular mesmo nos períodos mais frios; 
  • Cortadores de grama: com ele, o usuário terá um corte uniforme e eficiente. Durante o inverno, ajuste o equipamento para deixar a grama um pouco mais alta do que no verão. Faça a manutenção adequada do cortador de grama, como a afiação das lâminas e a limpeza regular. 

Pá 

A é uma ferramenta indispensável para qualquer jardineiro, especialmente durante o inverno. Utilizada para cavar, transplantar plantas e remover detritos, ajuda a manter o jardim limpo e organizado. A pá de bico metálico e cabo de madeira proporciona boa alavancagem e dinamismo durante o uso. 

Enxada 

A enxada prepara o solo, remove ervas daninhas e areja a terra. A Coremma tem, pelo menos, três tipos. Com lâminas afiadas e um cabo ergonômico, reduz a fadiga do usuário. 

Lona 

Durante o inverno, a lona auxilia a saúde das plantas proporcionando maior durabilidade e resistência às condições climáticas adversas. Práticas e fáceis de manusear, temos modelos de Polietileno, de 3x2m. 

Pulverizadores 

Se precisar aplicar fertilizantes, pesticidas ou outros produtos, adquira um pulverizador. Tudo porque o trabalho será mais eficiente, ajudando a manter o jardim saudável durante todo o inverno. Temos modelos de 2, 5 e até 10 litros. 

Ancinho 

O ancinho tem um cabo longo com dentes metálicos dispostos em um ângulo reto na extremidade inferior. Como já dissemos, durante essa estação, os gramados podem acumular folhas secas, galhos e outros detritos que precisam ser removidos e é aí que entra a ferramenta. Mas, caso necessário, também afrouxa a camada superficial do solo e promove aeração.  

Sopradores de folhas 

Os sopradores de folhas são ferramentas que limpam jardins e outros terrenos com rapidez e eficiência. Potentes e fáceis de usar, contamos com opções de diversas potências (600, 800 e 2500w, só para citar alguns) e ergonomia. 

Profissional utilizando um soprador de folhas em um parque, removendo folhas caídas de árvores

Mantenha a saúde e a beleza de seu jardim 

Falamos neste texto que devemos colocar uma camada de cobertura com plantas ou palha para proteger as raízes da grama contra geadas e temperaturas extremas. 

Limite o tráfego sobre o gramado, pois isso ajuda a evitar a compactação do solo e os danos à grama adormecida. Equipamentos como pás, enxadas, lonas, pulverizadores e sopradores de folhas, disponíveis na Coremma, irão otimizar seu tempo. 

Em resumo, a manutenção contínua potencializa a estética e a saúde do jardim durante o inverno. Invista tempo e esforços em práticas preventivas, com as ferramentas e técnicas adequadas. Um gramado bem cuidado e preparado crescerá mais forte e vistoso. 

Por fim, além de oferecer uma variedade de produtos para corte de grama no inverno, a Coremma conta com uma equipe de profissionais experientes prontos para atendê-lo. Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento e permita-nos ajudá-lo nessa jornada. 

Leia também: Guia Completo para Escolher o Melhor Soprador de Folhas: Top 5 Modelos em 2024 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *