Skip to main content
Mecânico utilizando ferramenta básica para trocar roda de carro

Kit de ferramentas básico para carros  

Todo motorista precisa estar ciente de que imprevistos na estrada são inevitáveis. Portanto, é necessário um kit de ferramentas básico para carros para lidar com essas situações de forma eficiente e segura. Este investimento também aumenta a segurança automotiva e evita longas esperas por assistência, caso o problema seja de fácil resolução. 

Inicialmente, precisamos entender quais são as ferramentas necessárias e que farão a diferença na hora daquela “dor de cabeça indesejada”’. Acima de tudo, ao ler e se informar com nosso texto, terá motivos de sobra para se sentir mais confortável para pegar seu veículo com a família e desfrutar daquela viagem que tanto sonharam. 

Importância do kit de ferramentas básico para carros 

Seu pneu furou ou sente que há uma falha mecânica no automóvel? Saiba que ter as ferramentas certas à mão te ajudará a resolver problemas simples, fazendo com que economize tempo e dinheiro. Numa composição ideal para o kit, temos: 

  • A chave de roda; 
  • O macaco e; 
  • O triângulo de sinalização.  

Outros itens recomendados incluem um kit de primeiros socorros, lanterna com pilhas extras, fita isolante e abraçadeiras de nylon – falaremos de cada um deles em seguida, sendo que terão um papel fundamental em diferentes tipos de emergências na estrada. 

Composição e ferramentas ideias do kit 

É possível adquirir um kit conosco. Mas que tal montar o seu, com peças da sua escolha? Sendo assim, inclua componentes essenciais que permitam realizar reparos básicos. Vamos falar de cada uma delas a partir de agora! 

Chave de Roda 

A chave de roda é usada para remover e substituir um pneu por outro de maneira rápida e eficiente. Existem diferentes tipos de chaves de roda, cada uma com suas próprias vantagens e aplicações, bem como: 

  • Chave de roda simples: geralmente em formato de “L” ou “T”, é a mais comum dentre todas. É fácil de manusear, armazenar e usar, por ser leve e compacta. A desvantagem é que exigirá mais força da pessoa quando for soltar parafusos que estiverem bem apertados; 
  • Chave de roda cruzada: é aquela em formato de cruz, com quatro extremidades que podem ter tamanhos diferentes de soquetes. Ocupa mais espaço, mas permite diversos tamanhos de soquete em uma só ferramenta. 

Escolha da chave de roda: 

Não se esqueça de verificar o tamanho dos parafusos e se eles se encaixam na chave de roda que for comprar. Considere também a qualidade do material da ferramenta, optando por aquelas feitas de aço de alta resistência para garantir durabilidade e eficácia. 

Como usar a chave de roda: 

  1. Posicionamento: deixe o carro numa superfície plana e segura. Tenha certeza de que o freio de mão está engatado e, se possível, coloque calços nos pneus para evitar que o veículo se mova; 
  1. Aperto inicial: use a chave de roda para afrouxar os parafusos e só então levante o carro com o macaco. Desta forma a roda não gira enquanto você tenta soltar os parafusos; 
  1. Retirada e substituição do pneu: já levantou seu veículo com o macaco? Então retire os parafusos completamente e substitua o pneu por outro. Por fim, aperte-os novamente com as mãos e use a chave de roda para fixá-los com força. 

Macaco 

Como citado acima, o macaco é utilizado para levantar o carro, permitindo que os pneus sejam trocados ou facilitando a visualização na parte debaixo, quando há necessidade de manutenção mais precisa. Os tipos, são: 

  • Macaco hidráulico: precisa-se acionar a alavanca e, desta forma, o fluido é forçado para dentro de um cilindro, aumentando a pressão e elevando o pistão, que, por sua vez, levanta o carro. Normalmente, tem capacidade de elevação maior do que o macaco tipo tesoura e oferece estabilidade durante o uso, reduzindo o risco de tombar. O ponto negativo é que os modelos são grandes e pesados, exigindo manutenção de tempos em tempos. 
  • Macaco tipo tesoura: o macaco tipo tesoura ou macaco sanfona é o mais comum, onde ao girar a manivela, as hastes se expandem, levantando o carro. Por ser leve e compacto, cabe no porta-malas de qualquer carro, some isso ao fato de que é mais barato e de simples manuseio. As desvantagens são: suporta menos peso, requer esforço físico considerável e é mais instável. 

Triângulo de Sinalização 

Seu veículo parou em uma rodovia ou avenida muito movimentada? Estacione-o no acostamento e coloque o triângulo de sinalização para sua segurança e dos demais motoristas. O objetivo é alertar quem estiver vindo sobre a presença do carro parado, reduzindo o risco de acidentes. Coloque o triângulo a uma distância adequada e que garanta que ele seja visível a tempo de outros motoristas reagirem. Coletes refletivos também são recomendados. 

Um triângulo de sinalização vermelho está no asfalto, com um carro desfocado ao fundo.

Outras ferramentas e objetos auxiliares 

Kit de primeiros socorros 

Ter um kit de primeiros socorros não só ajuda a tratar ferimentos menores, como pode auxiliar em situações de emergência. Pequenos cortes, arranhões e queimaduras são comuns, especialmente durante reparos no veículo e a intervenção rápida e adequada pode fazer uma diferença significativa. 

Itens essenciais para um kit de primeiros socorros 

  • Curativos: protege ferimentos e machucados contra infecções e ajuda na cicatrização. É útil comprar de diferentes tamanhos e formatos para atender a várias necessidades; 
  • Gaze e esparadrapo: a gaze absorve os sangramentos e cobre feridas maiores. Já o esparadrapo fixa a gaze ou outros curativos, para que não saiam do lugar. Opte por aqueles que sejam hipoalergênico para evitar reações cutâneas; 
  • Antisséptico: fundamental para limpar feridas e prevenir infecções, a aplicação deve ser feita antes de cobrir a ferida com gaze ou curativo; 
  • Tesoura: tenha uma tesoura, de preferência com pontas arredondadas, para cortar gaze, esparadrapo e roupas em emergências. Verifique sempre se ela está limpa e afiada. 
  • Medicamentos básicos: importante levar consigo medicamentos para aliviar dores, reduzir febre e tratar reações alérgicas e pomadas para possíveis queimaduras. 

Manutenção do kit de primeiros socorros 

Manter o kit de primeiros socorros em boas condições é tão importante quanto adquirir um. Por isso, tenha certeza de que todos os itens estejam presentes, em boas condições e no prazo de validade. Faça a troca do item utilizado o mais rápido possível e guarde-o em um local de fácil acesso. Ele precisa de proteção contra calor excessivo, umidade e luz direta do sol. Uma caixa resistente e organizada facilita encontrar os itens rapidamente em emergências. 

Lanterna e pilhas extras 

Pense na seguinte situação: o pneu de seu carro fura em um local sem qualquer iluminação… e agora? Se tiver uma lanterna, ela facilitará a realização da troca, certo? Além disso, tenha pilhas extras para garantir o funcionamento a longo prazo. Ao mesmo tempo, é interessante optar por um modelo de boa qualidade e que seja resistente a impactos. 

Fita isolante e abraçadeiras de nylon 

Itens versáteis como fitas isolantes e abraçadeiras de nylon tem grande função para reparos provisórios em mangueiras, conexões elétricas, prevenção de curtos-circuitos ou fixação de componentes soltos. O armazenamento é fácil – podendo ser guardados no seu bolso enquanto faz as manutenções – e são leves para carregar. 

Dicas de verificação e armazenamento do kit 

Qual é o estado de seu kit de ferramentas para carro? Se você não sabe, é bom começar a verificá-lo regularmente. Ferramentas danificadas ou itens com data de validade expirados devem ser substituídos para garantir que estejam prontos para uso.  

Armazenamento adequado 

Armazene as ferramentas e o restante do kit em um local acessível, mas seguro. Tente encontrar um espaço em que não haja possibilidade da caixa se abrir e os itens se espalharem. Um compartimento resistente pode ajudar a manter nessa hora. Enfim, não deixe o kit em locais com temperaturas extremas ou umidade excessiva. 

Conclusão 

Por fim, a responsabilidade de ter essas ferramentas, como macaco, abraçadeiras, lanternas e triângulo de sinalização e saber como utilizá-las é sua. Portanto, esteja bem equipado e isso fará total diferença em situações críticas, proporcionando autonomia e tranquilidade para todos que viajarem dentro do carro. 

Na Coremma, temos diversas opções de ferramentas, visite agora nosso site e monte seu kit agora mesmo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *