Skip to main content
Motor Brushless

Motor Brushless: entenda a diferença nas ferramentas!

Maior durabilidade, menos manutenção!

Você já deve ter ouvido falar no Motor Brushless, afinal, as grandes marcas de ferramentas estão cada vez mais aderindo a essa tecnologia.

De fato, o Motor Brushless pode trazer diversos benefícios, como, por exemplo, dar maior durabilidade e gerar menos manutenção, comparado aos motores de escova de carvão.

Quer saber mais sobre os diferenciais desse motor? Então leia até o fim!

Veja o que você irá encontrar aqui neste artigo:

O que é o Motor Brushless?

Os motores brushless são feitos sem escovas, ou seja, não usam as escovas de carvão, que fazem o contato elétrico, para permitir a condução da corrente elétrica. A tecnologia brushless faz uso de imãs potentes sem o atrito das escovas.

O que isso muda na prática?

Assim, motores com escova de carvão necessitam de maior manutenção por conta do atrito das escovas e seu desgaste. Pelo contrário, o motor brushless não possui essa limitação, pois não se desgastam com o tempo.

A diferença entre os motores.
A diferença entre os motores.

Vantagens dos Motores Brushless!

O Motor Brushless, de fato, possui vários benefícios em relação aos motores convencionais. Vejamos algumas:

Maior potência e torque.

Uma vez que há mínima perda de potência por atrito, esses motores apresentam maior efetividade de trabalho.

Maior vida útil e menos necessidade de manutenção.

Ferramentas com motores Brushless tem sua vida útil ampliada, pois não causam atritos, o que diminui a temperatura e o desgaste. Em contrapartida, as ferramentas com motores de escova de carvão, requerem gastos com peças de reposição.

Maior rendimento.

Por não precisar acionar as escovas de carvão, não há perda de energia. Isto é, maior durabilidade, rendimento da bateria e aproveitamento.

Mais silencioso.

Ao mesmo tempo em que as escovas de carvão se desgastam, são criados ruídos causados pelo atrito contra o comutador. Já com o motor brushless, em virtude de não existir peças que se atritam, causa menos ruído durante o uso.

Motor mais compacto.

Os motores brushless têm menos calor para dissipar, por conseguinte utilizam menos matéria-prima, deixando o motor compacto.

Qual o melhor motor, com escova ou sem escova?

Como falamos anteriormente, o Motor Brushless possui inúmeras vantagens em relação aos motores com escova. Dentre eles destacam-se a maior potência e torque que esse motor proporciona para as ferramentas, e a maior durabilidade, gerando economia na manutenção ou na compra de uma substituta.

Esse tipo de motor se torna ainda mais vantajoso no uso profissional, já que as ferramentas são usadas várias horas e com muita frequência.

Conheça 5 ferramentas que usam Motor Brushless.

Parafusadeira e Furadeira de Impacto DCD7781 Motor Brushless

Parafusadeira e Furadeira de Impacto DCD7781D2

A Parafusadeira e Furadeira de Impacto DCD7781D2-BR DeWalt 1/2″ 20V é um equipamento rápido e portátil. Ou seja, ideal para o dia a dia de diversos profissionais prestadores de serviços em atividades contínuas.

Leia mais: Leve e Robusta! Conheça a parafusadeira DCD7781 DeWalt Brushless.


Serra Tico-Tico Bosch GST Brushless

 Serra Tico Tico 12V GST Bosch brushless

A Serra Tico Tico 12V GST Bosch 12V-70 é ideal para realizar cortes curvos e retos em madeiras, metais e plásticos, por exemplo. Possui seletor de velocidade para melhor controle das aplicações, bem como luz de led frontal para maior visibilidade.


Serra Circular 7.1/4 Brushless para Madeira

Serra Circular 7.1/4 para Madeira brushless

Design ergonômico e leve para facilitar o transporte. Serra Circular 7-1/4″ à bateria 20V possui motor Brushless sem escova de carvão. Ajuste de corte em ângulo de 0 a 57°. Gatilho eletrônico com trava de segurança.


Esmerilhadeira Angular Dewalt DWE4324-B2 Brushless

A Esmerilhadeira Angular DeWalt DWE4324-B2 4.1/2 – 5″ é ideal para desbastes de soldas, cortes em metais e limpezas de chapas.


Chave de Impacto A Bateria Bosch GDS 18v Brushless

Chave de Impacto A Bateria Bosch GDS 18v Bruschless

Ferramenta à bateria com alto torque de aperto máx 1.000Nm! Motor BITURBO BRUSHLESS, feito para ser combinado com as baterias ProCore 18V! Três configurações de velocidade, isto é, mais versatilidade no seu trabalho. 100% compatível com todas as baterias e carregadores Bosch 18V!


Retificadeira Dewalt DCG426B 1.1/2 Brushless

 Retificadeira DeWalt DCG426B Brushless

A Retificadeira DeWalt DCG426B é indicada para retífica, desbastes e remoções em metais.


Então agora você entende o que é o Motor Brushless, sua diferença em comparação aos motores usuais e suas vantagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *