Skip to main content

O Que É Um Torquímetro?


Sabe o que é e para que serve um torquímetro?

Essa ferramenta é muito parecida com uma chave catraca, ou uma alavanca, e sua função é te avisar quando você alcança o aperto ideal para determinado parafuso.

Se você está acostumado a utilizar uma chave e dar o maior aperto possível em cada parafuso, saiba que você está errado e que isso pode te trazer consequências.

Muitos fabricantes determinam o aperto ideal para cada peça, e um torquímetro é indispensável para isso.

Torquímetro de estalo RAVEN https://www.coremma.com.br/torquimetro-estalo-raven-25135nm-encaixe-1-2-100300-12509-100300

No torquímetro você determina a quantidade de torque que você deseja aplicar e recebe uma resposta ao alcançar seu objetivo. Essa resposta recebida pode ser um estalo ou barulho, um bipe, ou um aviso digital, dependendo do modelo de torquímetro utilizado.

As medidas de torque padrão para os torquímetros são:

Newton. metro (N.m)

Kilograma-força. Mtro (kgf.m)

Libra-força. Polegada (lbf.ln)

Por exemplo, o fabricante de autopeças NGK recomenda um torque entre 1,5 e 2,5kgf.m para apertar uma vela de ignição com diâmetro de 12mm num cabeçote de ferro fundido. E para você respeitar a risca esse torque você precisará apertar a vela com o auxilio de um torquímetro.

Quais são os diferentes tipos de torquímetro?:

Verifique este vídeo para saber qual é o torquímetro ideal para você

Torquímetro de vareta simples: com essa ferramenta você pode determinar o torque com uma vareta acoplada, e você enxerga visualmente quando o torque é alcançado;

Torquímetro de estalo: neste modelo você determina o torque manualmente e recebe um estalo sonoro quando o objetivo é alcançado;

Torquímetro digital: Aqui você determina o torque por um display digital e então recebe um aviso sonoro ou visual dependendo do modelo.

E se você procura por um torquímetro de confiança? As melhores marcas para essa ferramenta são Gedore, Robust, Stanleye Raven. E você pode encontrar todas essas ferramentas no site da Coremma pelo link https://www.coremma.com.br/catalogsearch/result/?q=torquimetro

Aproveite nosso preços e faça seu pedido agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *