Podem parecer simples, mas as palhetas do limpador de para-brisa são itens de segurança. Ou seja, elas tem extrema importância para a condução do veículo.
Em dias chuvosos, quando há água acumulada no vidro, ocorre a formação de uma película que amplia a luminosidade do farol de carros que transitam no sentido contrário resultando em baixa visibilidade e risco de acidentes.
A principal função das palhetas é limpar o vidro e deixar a visão mais nítida fazendo a raspagem perfeita desta película de água acumulada no para-brisa.
Não há um período exato para a troca das palhetas, mas a recomendação é que a peça seja substituída pelo menos uma vez ao ano. Existem casos em que a borracha pode se deteriorar em menos tempo devido ao ressecamento causado pelo excesso de exposição ao sol e a utilização de produtos químicos não específicos.
Afinal, quando trocar as palhetas?
Alguns sintomas que indicam a necessidade da substituição são:
- Falha na limpeza deixando riscos ou faixas de água na superfície do vidro;
- Trepidação ou barulho no funcionamento;
- Vidro embaçado e uma pequena névoa durante o funcionamento;
- Borrachas ressecadas e quebradiças;
Como evitar o desgaste?
Para aumentar a vida útil e produtividade, recomenta-se manter o reservatório abastecido com água limpa e um detergente específico, utilizando constantemente o esguicho de água para hidratar as palhetas.
Também é importante manter o para-brisas e as palhetas sempre limpos, uma vez que o acúmulo de sujeira pode causar contaminação e enrijecimento do material.
Quais os modelos?
Hoje encontramos no mercado três modelos de palhetas, são elas de borracha com braço de metal, palhetas com composição de silicone e as palhetas híbridas.
Atualmente encontramos dois modelos de palhetas, as convencionais de borracha e as modernas de silicone.
Palheta convencional
É o modelo utilizado há décadas que mescla uma lâmina de borracha com uma estrutura de metal exposta.
Apresenta menor durabilidade, pois a borracha além de ser mais vulnerável a produtos químicos, também sobre mais com a incidência do sol.
Palheta de Silicone
É o modelo mais moderno, possui uma lâmina com composto de silicone e não possui metal aparente.
O silicone tem maior durabilidade e é menos vulnerável a produtos químicos, tendo assim, uma vida útil maior do que as palhetas convencionais.
Palheta Híbrida
É um modelo que reúne a robustez da palheta tradicional a uma estrutura plástica moderna.
É um produto de maior leveza e que por não ter partes metálicas expostas, não sofre com a oxidação.
Agora que você entendeu melhor as diferentes palhetas que encontramos no mercado, não esqueça de acessar nossa loja e garantir as suas!
Com dúvidas sobre o modelo? Converse com um de nossos vendedores.