Skip to main content

Troca de Óleo: quando fazer?

A troca de óleo periódica é fundamental na rotina de manutenção do carro. Pelo contrário, a negligência desse ponto pode causar danos graves ao carro e, consequentemente, prejuízo ao seu bolso.

Então, o ideal é fazer manutenções recorrentes para não chegar a esse ponto. Mas, qual é o tempo para realizar a troca? Como saber a hora de trocá-lo? Responderemos essas e outras perguntas a fim de que você não erre. Acompanhe!

Veja o que será considerado nesse artigo:

Sempre há dúvidas sobre qual o prazo para realizar a troca de óleo. Mas, existem algumas regrinhas que você precisa ficar atento para não perder o prazo.

Qual o tempo da troca de óleo?

Sempre há dúvidas sobre qual é o prazo para realizar. Mas, existem algumas regrinhas que você precisa ficar atento para não perder o prazo. Afinal, você não quer prejudicar o desempenho do seu carro, nem mesmo danificá-lo. Veja só:

  • Óleo Mineral: a troca deve ocorrer, em média, a cada 5.000 km ou a cada 12 meses.
  • Óleo Semissintético: a troca deve ser realizada a cada 7.500 km ou 12 meses.
  • Óleo Sintético: se seu carro percorre até 1.000 km por mês, a troca deve acontecer a cada 10.000 km ou 12 meses. Depende de qual chegar primeiro.

Atenção: essas regras são uma média e não servem para todos os veículos. O prazo é sempre definido pelo fabricante e pode variar. Se seu carro é utilizado diariamente, passa horas no trânsito e exposto a temperaturas mais altas, por exemplo, esses prazos podem ser menores.

Qual o valor de uma troca de óleo de um carro?

A troca de óleo pode custar, em média, de R$150 a R$250. Pode ser feito em oficinas mecânicas ou, até mesmo, postos de combustíveis que prestam esse tipo de serviço.

Como saber a hora de fazer a troca de óleo do motor?

Conforme mencionamos antes, existem algumas regras de tempo e quilometragem que precisam ser respeitadas para trocar o óleo motor. Contudo, o mais indicado é verificar o manual do carro ou entrar em contato com a montadora para saber mais informações sobre essas trocas.

Filtro de óleo para o que serve?

Em síntese, o filtro de óleo tem a função de deixar o óleo do motor limpo para ser utilizado no sistema de lubrificação do veículo.

Em outras palavras, ele garante uma boa vida útil ao motor e seus componentes. Além disso, ele retém partículas nocivas ao sistema que podem ser trazidas de fora ou produzidas pelo próprio motor.

Fique atento: além de trocar o óleo motor, você deve realizar a troca do filtro de óleo com regularidade.

Como você já percebeu, também é importante trocar constantemente o filtro de óleo.

Como saber se o filtro de óleo está ruim?

Se existe alguma falha no sistema de lubrificação do motor, você pode notar por alguns sinais. Ruídos estranhos, superaquecimento do motor, falhas na partida, perda de potência e aumento do consumo de combustível, por exemplo.

Por que trocar o filtro de óleo?

Como você já percebeu, também é importante trocar constantemente o filtro de óleo. Em contrapartida, caso não seja realizada a troca, seu carro pode sofrer aumento no consumo de combustível, como outros tipos de falhas. Nos casos mais graves, pode fundir o motor.

Cheque o nível de óleo.

Dirigir um carro com óleo baixo aumenta o desgaste do motor, ou seja, diminui a vida útil dos componentes.

Alguns veículos consomem mais óleo do que outros; por isso, é importante criar o hábito de checar o óleo do motor constantemente. Você pode fazer isso no posto ao abastecer ou, se preferir, pode realizar por conta própria.

consulte o manual ou fabricante do seu carro para se certificar do prazo ideal para realizar a troca de óleo.
Consulte o manual ou fabricante do seu carro para se certificar do prazo ideal.

Concluindo…

Assim, consulte o manual ou fabricante do seu carro para se certificar do prazo ideal para realizar a troca de óleo. Faça a troca periodicamente para evitar gastos maiores. E, por fim, monitore o nível de óleo constantemente.

Garanta qualidade nos produtos

A Coremma trabalha com as marcas mais conceituadas em ferramentas do mercado.

Loja referência de autopeças, ferramentas e parafusos, está há mais de 45 anos no mercado e com mais de 12 lojas físicas distribuídas em Santa Catarina.

Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *